- Home
- Special Services
- Disability and Special Assistance
Deficiência & Assistência médica
Disability & Medical Assitance
Passageiros com mobilidade reduzida - Assistência para deficiência
Passageiros com mobilidade reduzida (PRM) significa qualquer pessoa cuja mobilidade está reduzida devido a deficiência física (locomotora ou sensorial), prejuízo intelectual, idade, doença ou qualquer outra causa de deficiência e que precisam de acomodação especial ou assistência além e acima do que é fornecido a outros passageiros.
A aprovação médica (MEDA) não deve ser utilizada para PRMs que apenas requerem assistência ou manuseamento especial e que não requerem autorização médica. Caso contrário, consulte os procedimentos de tratamento MEDA.
Necessidades especiais e Assistência médica
Passageiros que, devido a sua condição médica, física ou mental requerem assistência especial durante a viagem/voo precisam pedir aprovação antecipada da Qatar Airways. Esses passageiros podem precisar de assistência especial durante qualquer momento do voo (como durante o embarque, desembarque, em uma evacuação de emergência e/ou durante o tratamento em terra). Passageiros incapacitados podem ter necessidades especiais permanentes, mas estáveis ou podem ter necessidades especiais temporárias. Essa assistência se tornará evidente a partir de pedidos especiais feitos pelos passageiros, seus familiares ou uma autoridade médica.
Quando um passageiro incapacitado solicita reservas, a Qatar Airways deve ser notificada da natureza da incapacidade e/ou de qualquer solicitação e/ou condição especial associada aos serviços a serem prestados.
A natureza da condição médica e a assistência especial necessária para viagem aérea
Passageiros incapacitados são categorizados em vários grupos com base na natureza da condição médica e a assistência especial necessária para viagem aérea:
- Caso médico
- Passageiro cego
- Passageiro surdo
- Diabético com condição instável/complicada
- Incubadora
- Perna engessada (esquerda)
- Perna engessada (direita)
- Pernas engessadas
- Deficiência mental
- Equipamento médico, como máquina portátil de diálise, CPAP, BIPAP, nebulizador etc.
- Oxigênio – Pessoas com asma e outros passageiros que precisem de oxigênio.
- Casos que impeçam o passageiro de permanecer sentado
- Necessidades especiais
- Maca
- Ventilador
- Cadeira de rodas
Aceitação de passageiros incapacitados
É necessário cuidado ao aceitar passageiros incapacitados para viagem, uma vez que certas doenças ou condições físicas podem ter efeito adverso no bem estar e conforto de outros passageiros e/ou membros da tripulação. Um formulário de Informações médicas (MEDIF) deve ser submetido à QR por ou em nome do passageiro que requer assistência especial. O Centro Médico da Qatar Airways é a autoridade final para aprovação de viagem aérea para qualquer paciente.
As condições médicas para as quais um MEDIF é obrigatório estão listadas abaixo.
- Maca
- Incubadora
- Cadeira de rodas
- Diabético em condição estável
- Diabético em condição instável/complicada
- Passageiro com deficiência mental
- Mergulhadores
- Pacientes com asma
- Casos de fratura que impeçam o passageiro de permanecer sentado
- Passageiros com máquinas portáteis de diálise ou qualquer equipamento médico, incluindo concentrador de oxigênio portátil (POC)
- Passageiros com implantes
- Doenças transmissíveis (SARS, Gripe suína etc.)
- Alergias severas ou hiperalergia
Os requisitos a seguir são obrigatórios para evitar atrasos no tratamento do caso/solicitação:
- MEDIF: Os detalhes devem ser preenchidos pelo médico do passageiro no formulário MEDIF (parte 2 na página 3), por exemplo, MEDA 01 até MEDA 16 e assinatura e carimbo do médico atendente. Um relatório médico detalhado é obrigatório com o MEDIF.
- Formulário de Isenção de Responsabilidade (padrão) (não pode ser usado para viagem entre Doha e estações nos EUA e vice-versa).
- Certificação: Se for necessário fornecer ao passageiro oxigênio contínuo e se o passageiro não for acompanhado por equipe médica, é necessário atestado do médico atendente em um formulário prescrito atestando que o acompanhante não médico foi treinado para administrar oxigênio.
- Relatório médico é um requisito obrigatório para casos de Maca, Incubadora, Ventilador, solicitações que exijam acompanhamento médico, Cadeiras de rodas WCHC para passageiros com necessidades especiais temporárias e recentes, Diabético com condição instável/complicada, Passageiros com deficiência mental, casos de Gestantes (Condição nº1 - Início da 33ª semana e até e não além da 35ª semana para gravidez normal/única sem complicações. Condição nº 2 - Início da 29ª semana e até e não além da 32ª semana para gravidez múltipla ou complicada), pacientes asmáticos que necessitem de oxigênio, passageiros usando qualquer equipamento médico a bordo e quando exigido pelo médico da QR.
- Atestado médico inclui um breve diagnóstico e indica se o passageiro está apto para uma viagem aérea. O Atestado médico pode ser exigido para condições médicas menos sérias para as quais não é necessário preencher o MEDIF. O atestado deve declarar se a condição é transmissível ou infecciosa ou se há necessidade de medidas de precaução a serem observadas.
O abaixo é aplicável para atestados médicos:
- Em geral, o atestado médico deve ter data de até 10 dias antes do primeiro voo da ida do passageiro e permanecer válido para a viagem de volta.
- As exigências de validade do atestado médico variam para casos de gestante e doenças transmissíveis.
Certifique-se de que o MEDIF aceito é para voo da QR com partida em até 48 horas, mas não mais do que 7 dias do horário do recebimento do MEDIF preenchido em todos os aspectos/requisitos. Solicitações especiais para viagens de emergência e casos de macas são atendidos dentro de 24 horas, contanto que o MEDIF, relatório médico e outros formulários estejam preenchidos.
Obs.:
- A QR não aceita passageiros incapacitados para transporte interline.
- Cadeira de rodas de propriedade de passageiros são transportadas gratuitamente e não são incluídas na franquia de bagagem.
- A Qatar Airways transporta uma cadeira de rodas especial a bordo de todas as aeronaves de grande porte.
- A tarifa cobrada é de 6 vezes a tarifa de mercado ou da IATA de um adulto, só de ida, para classe econômica e mais alta aplicável (o que for mais alto) no setor voado como maca.
Maca
Casos de maca incluem roupa de cama, travesseiros e cortinas para oferecer privacidade. Passageiros em macas podem precisar de oxigênio durante o voo. É necessária a aprovação pelo médico da QR no MEDIF. A tarifa cobrada é de seis (6) vezes a tarifa de mercado de adulto, só de ida, para classe econômica e a mais alta aplicável (o que for mais alto) no setor voado como maca.
Solicitações de Maca/Incubadora são atendidas na maioria dos itinerários da QR, exceto itinerários/passageiros em trânsito (aplicam-se certas restrições).
Franquia de bagagem para maca:
- A franquia de bagagem total gratuita será igual ao número de tarifas pagas (máx. 99 kg)
- Os limites de bagagem de mão serão aplicáveis a cada passageiro
Incubadora
Bebês com menos de 8 dias de idade podem ser aceitos somente conforme caso MÉDICO aprovado. É necessária a aprovação pelo médico da QR no MEDIF. A tarifa cobrada é um (1) bebê mais cinco (5) vezes a tarifa de adulto de mercado ou da IATA, só de ida, para classe econômica e a mais alta aplicável (o que for mais alto) no setor voado.
Cobranças de Remarcação/Cancelamento e No-show para passageiro em maca/incubadora
Devido à extensa preparação necessária para confirmar e instalar a maca/incubadora, no caso de Remarcação/Cancelamento ou No-show é aplicável uma taxa fixa de USD200 (multiplicada por 6 ou 5 vezes), dependendo se for um caso de maca ou incubadora.
Para maca, a penalidade será de USD200 x 6 = USD1200.
Para icubadora, a penalidade será de USD200 x 5 = USD1000.
*No-show é definido como o não-cancelamento da reserva com 3 horas de antecedência com relação à partida do voo.
Obs.:
- Macas/incubadoras podem ser encaixadas somente na classe econômica.
- É necessária aprovação prévia do centro médico da QR para casos de maca/incubadora.
- Casos de maca/incubadora PRECISAM ser sempre de um acompanhante MÉDICO, salvo caso em que o transporte seja autorizado pelo médico da QR.
- Solicitações de maca/incubadora não serão atendidas para passageiros/itinerários em trânsito.
- Com efeito imediato, para todos os casos de maca recebidos, será exigido que a viagem ocorra com, no mínimo, dois acompanhantes médicos. Esses podem ser médicos, enfermeiros, terapeutas respiratórios, paramédicos críticos ou quaisquer outros indivíduos com qualificação médica adequada.
- Franquia de bagagem:
A franquia de bagagem despachada para rotas com conceito de peso é de 99 kg; para rota com conceito de peça é de 9 unidades).
A franquia de bagagem de cabine é de 1 unidade com não mais do que 7 kg, e dimensões 50 x 37 x 25 cm (20 x 15 x 10 polegadas).
Definições de cadeira de rodas
WCBD |
Cadeira de rodas - bateria antiderramamento para ser transportada por um passageiro que exigirá notificação prévia e pode exigir desmontagem de preparação. Peso e dimensões podem ser especificados. A cadeira de rodas e a bateria devem ser reivindicadas e verificadas novamente em cada ponto de transferência interline (por acordo) |
WCBW |
Cadeira de rodas - bateria de célula úmida para ser transportada por um passageiro. Exigirá notificação prévia e pode exigir preparação (des)montagem. Peso e dimensões podem ser especificados. A cadeira de rodas e a bateria devem ser reclamadas e verificadas novamente em cada ponto de transferência interline (mediante acordo bilateral) |
WCHC |
Cadeira de Rodas - C para assento de cabine (Especificar se o passageiro viaja com cadeira de rodas própria e se esta é à bateria). |
WCHR |
Cadeira de rodas - R para rampa. O passageiro pode subir/descer degraus e ir por conta própria de/para o assento da cabine, mas requer cadeira de rodas para a distância de/para a aeronave, ou seja, através da rampa, doca ou até a sala móvel, conforme aplicável. Quando o animal de serviço estiver acompanhando o passageiro, especifique o tipo de animal em texto livre do item SSR. (Especificar se o passageiro está viajando com sua própria cadeira de rodas e se esta é operada por bateria.) |
WCHS |
Cadeira de rodas - S para Step. O passageiro não pode subir/descer degraus, mas pode ir por conta própria de/para o assento da cabine; requer cadeira de rodas para a distância de/para a aeronave ou lounge móvel e deve ser carregada para subir/descer degraus. (Especificar se o passageiro está viajando com sua própria cadeira de rodas e se esta é operada por bateria.) |
WCLB |
Cadeira de rodas - Bateria de íon de lítio a ser transportada por um passageiro que exigirá notificação/preparação prévia. Peso e dimensões podem ser especificados. A cadeira de rodas e a bateria devem ser reclamadas e verificadas novamente em cada ponto de transferência interline (mediante acordo bilateral) |
WCMP |
Cadeira de Rodas - Manual para ser transportada por um passageiro. Peso e dimensões podem ser especificados (mediante acordo bilateral) |
WCOB |
cadeira de rodas a bordo - fornecida pela companhia aérea (por acordo bilateral) 48 horas de antecedência recomendada, mas não obrigatória |
Esta seção dedica-se as regras de aceitação das mulheres grávidas na Qatar Airways
Ao receber a solicitação de tais reservas, o escritório de reservas deve se esforçar para obter todas as informações de apoio, como tempo de reclusão, quaisquer complicações esperadas no parto, casos anteriores ou nascimentos múltiplos .etc ..
- O MEDIF é necessário se houver possibilidade de a passageira entrar na 33ª semana de gravidez durante o trânsito.
- MEDIF é necessário em caso de gravidez múltipla ou complicada.
As gestantes que viajam em voos operados por QR são atualmente identificadas no PNR pelo elemento SK PREG; no entanto, esse identificador será alterado para SSR PREG a partir de 12 de dezembro de 2022.
Alteração do identificador no PNR para gestantes:
- Todos os elementos SK PREG existentes já associados a voos operados por QR com ou sem conexão com SSR MEDA podem ser aplicados como estão. Nenhuma alteração é necessária. Não adicione SSR PREG a esses PNRs, pois isso duplicará o serviço
- O SSR PREG aplica-se a grávidas com reservas a partir de 12 de dezembro de 2022 com qualquer data de partida em voos operados por QR na rede QR ou em voos comercializados por QR operados por AT em DOH-CMN e vice versa:
- SSR PREG QR NN WEEKS (onde “NN” deve ser atualizado com o número real de semanas de gravidez no dia da partida do voo). Este SSR deve ser usado para casos MEDA aprovados, bem como casos não-MEDA
- SSR MEDA QR MEDIF com número MEDIF deve ser usado para gestantes que viajam como caso MEDA aprovado, além de SSR PREG
Alguns passageiros podem solicitar um assento adicional (EXST) para seu conforto pessoal ou por razões médicas.
Certifique-se a ASR (reserva avançada de assentos) sempre seja feita.
Ao fazer a reserva para o seu cliente, os seguintes pontos principais precisam ser considerados:
- Alguns passageiros podem precisar de um assento adicional para seu conforto pessoal ou por razões médicas.
- Podem ser reservados no máximo 3 assentos adicionais por passageiro, além do assento do próprio passageiro, dependendo da configuração de assentos da aeronave.
- Não é permitida franquia de bagagem adicional para EXST.
- Se o passageiro solicitar mais de um EXST, o PNR precisa ser reservado com dois assentos (um assento para o passageiro e o segundo para o EXST).
- Após a emissão do bilhete, informe ao representante da Qatar Airways para bloquear o EXST e caso o passageiro tenha solicitado o cancelamento do EXST que já está bloqueado, o mesmo deverá ser comunicado ao representante da Qatar Airways.
Assentos adicionais são cobrados segundo a tarifa publicada disponível para a qual existe inventário disponível e mudanças e reembolsos estão sujeitos às mesmas regras e condições da tarifa comprada. Nos casos em que o acesso às tarifas e disponibilidade de inventário não estiverem visíveis, poderão ser cobradas as tarifas publicadas pela IATA.
- Taxas de assentos adicionais são cobradas no bilhete do passageiro como sobretaxa “Q”.
- Taxas são cobradas somente uma vez.
- As sobretaxas de combustível (YQ) são cobradas apenas uma vez ** Observação: para reservas ex AU/NZ, consulte o site AU/NZ Trade Portal local.
- O endosso deve refletir que este é um caso de EXST (a ser atualizado manualmente).
- O designador do bilhete (EX) deve ser refletido próximo ao código da base tarifária
- É emitido somente um bilhete por passageiro, incluindo o EXST.
- Depois que o bilhete eletrônico for emitido o, PNR deve ser enviado ao escritório local da QR para proteger o EXST contra cancelamento e garantir que a solicitação de serviço para EXST seja confirmada.