- Home
- Booking & Ticketing Guidelines
Reservas e Emissões de Bilhetes
Booking and Ticketing Guidelines
O sistema de reserva e inventário da Qatar Airways pode oferecer, quando disponível, confirmação imediata das classes de reservas e voos necessárias. Essa confirmação seria baseada na disponibilidade calculada pela lógica de Origens e Destinos (O&D).
A disponibilidade de classe de reserva para uma conexão O&D específica é baseada na decisão de Ponto de Início (Point of Commencement - POC).
Origens e Destinos são considerados uma jornada contínua do ponto de Origem ao ponto de Destino. Simplesmente onde o passageiro começa e termina sua viagem. O&D podem ser diferenciados em três cenários específicos:
· 1. O&Ds locais que envolvem um único trecho sem parada (DOH QR DEL).
· 2. O&D online como uma parte da viagem que atravessa a rede da QR (IAD QR X/DOH QR BKK). Inclui certos itinerários compartilhados (codeshare), onde o voo da QR é operado pela companhia aérea parceira de codeshare.
· 3. A viagem O&D independe das companhias aéreas envolvidas e inclui segmentos interline (ATL DL X/MAD QR X/DOH QR DXB).
Quando os segmentos da QR são vendidos em conjunto dessa forma ou em regime ponto a ponto (se houver assentos disponíveis em nível de O&D), eles são conhecidos como segmentos casados. Se os segmentos estiverem casados no PNR, pode não ser possível cancelar, precificar ou emitir bilhete para um segmento individualmente e ele será tratado como uma unidade pelo GDS/CRS. O Controle de Segmentos Casados impede o uso de conexões entre voos para vender voos locais que não estariam disponíveis se solicitados fora de tal conexão. O Revenue Management System (RMS) da QR é capaz de identificar práticas de desvio e rejeita qualquer solicitação de cancelamento caso a porção restante da O&D não estiver disponível. Da mesma forma, qualquer desvio da venda ponto a ponto pode ser detectado pelo RMS e rejeita qualquer solicitação de venda de partida/chegada no caso de não disponibilidade de assentos em nível de O&D.
Algumas variações dos controles de disponibilidade básicos acima são possíveis e são baseados na natureza e especificação de O&D individual:
· Embora a disponibilidade contínua ofereça um número de assentos disponíveis igual para todas as classes de reserva e O&D, o cálculo de disponibilidade não contínua, que é bem raro, está excluído de tal oferta igual de assentos.
- ·Composições de cabine podem ter a classe de reserva mapeada entre diferentes cabines. O&Ds construídos com voos com diferentes
- · Segmentos reservados com conexão de mais de 23 horas e 59 minutos são considerados stopover, portanto a lógica de O&D e MSC não se aplica.
Motivos que causam No-show:
· Passageiros, centrais de reservas e agentes de viagem que não cancelam reservas indesejadas.
· Conexões perdidas devido a atrasos de voos.
· Clientes com documentos de viagem e/ou documentos pessoais inválidos.
· Falhas na comunicação.
· Passageiros com mais de uma reserva para a mesma necessidade de serviços, reservas “múltiplas ou duplicadas”.
Consequências para o Itinerário em caso de No-show:
· Se o cliente é no-show em um voo, então todos os segmentos subsequentes daquele itinerário são cancelados. Certas exceções regulatórias se aplicam.
No-show se aplica aos seguintes cenários:
· Um passageiro que não usa a acomodação reservada por motivos outros que não erro de conexão.
· Um passageiro a quem o check-in foi recusado por ele/ela não ter passaporte, visto válido etc. para que pudesse ser transportado.
· Um passageiro que não aparece para o voo antes que o portão seja fechado, a menos que o atraso se deva a atraso em voo de conexão e o itinerário inteiro esteja em um documento ou documentos conjugados da QR.
· Um passageiro que deixe de cancelar/mudar sua reserva até 3 horas antes da partida.
· Qualquer remarcação feita no prazo de 3 horas antes da partida ou depois da partida do voo, conforme mostrado no bilhete, eletrônico será considerada no-show.
Para um cenário em que a reserva original tenha sido cancelada antes da condição No-show, mas a nova reserva seja feita depois da partida do voo (conforme mencionado no cupom do bilhete eletrônico), a equipe de reservas e emissão de bilhetes da QR pode fazer a transação manual para evitar a cobrança de taxa de No-show.
Taxa de no-show:
A taxa cobrada por motivo de não uso pelo passageiro da acomodação reservada, quer porque o passageiro não chegou ao aeroporto no horário definido pela operadora, ou por chegou sem a documentação necessária ou sem estar preparado para viajar no voo.
No-show para passageiros que fizeram check-in online:
Para reservas criadas em outro sistema que não o Amadeus GDS, um cliente pode, depois de fazer o check-in online, decidir cancelar sua viagem até 3 horas antes da partida do voo. Dentro de tal cenário, embora o agente tenha cancelado a reserva, o passageiro não será retirado de um voo e, subsequentemente, será considerado um passageiro no-show. Os Agentes de Viagem (especialmente os usuários de sistemas que não o A1) precisarão entrar em contato com o escritório da QR mais próximo ou com um agente da Central de Atendimento que, por sua vez, entrará em contato com o pessoal do aeroporto em questão para se certificar de que o passageiro seja removido do Sistemas de controle de embarque (Departure Control System - DCS) da Qatar Airways e os segmentos subsequentes possam, então, ser cancelados pelo agente dentro do respectivo GDS.
A não-conformidade com a exigência acima resultará na criação de um ADM.
Sempre que segmentos precisam ser cancelados, remarcados ou reembolsados entre 48 horas e 3 horas antes da partida, o Agente de Viagem deve verificar se o cupom do bilhete eletrônico:
· Controle do aeroporto (“A”) - O controle do cupom foi enviado do Sistema de reservas da QR para o Sistema de controle de embarque ou para outra companhia aérea (operadora de transporte de voos compartilhado (codeshare) ou operadora interline).
· Check-in concluído (“C”) - O passageiro fez check-in e tem direito de embarcar na aeronave.
Alguns GDSs podem mostrar status A ou ARPT, nesse caso é recomendado verificar com a Central de atendimento ao cliente ou o escritório da QR mais próximo se foi feito o check-in em tal cupom.
Caso o check-in tenha sido feito em tal cupom, o passageiro terá que ser removido antes da remarcação, reemissão ou reembolso. O simples cancelamento do segmento não removerá o passageiro do sistema de check-in e o passageiro será tratado como no-show. Nesse caso, o Agente de Viagem pode correr o risco de receber um ADM devido ao no-show.
Como remover um passageiro?
· Se o passageiro fez o check-in online, a remoção terá que ser feita via qatarairways.com.
· Se o passageiro fez o check-in no aeroporto, a remoção terá que ser feita pela equipe do aeroporto.
Observação importante
· A remoção pode ser feita no máximo até 3 horas antes da partida para permitir a remarcação, reemissão ou reembolso do bilhete eletrônico.
· O bilhete eletrônico perde a validade e será suspenso se a remoção acontecer menos de 3 horas antes da partida. Nesse caso, o bilhete eletrônico não pode ser remarcado, reemitido ou reembolsado e um novo bilhete eletrônico terá que ser comprado.
· No caso de reembolso, o Agente de Viagem precisa se certificar de que todos os cupons reembolsados tiveram seu status alterado para R (RFND).
Adicionando e alterando segmentos em uma reserva existente
Pode haver numerosas razões pelas quais um passageiro peça para fazer mudanças em seu itinerário. Todas as mudanças em reservas devem ser tratadas como se fossem solicitações originais de reservas. O escritório de reservas que estiver fazendo as alterações precisa verificar se o passageiro tem alguma outra reserva e, caso tenha, determinar se elas ainda são necessárias.
Para dar a QR a oportunidade de revender todos os assentos não desejados, minimizar no-show e maximizar receitas, todos tais espaços não desejados (O&D) devem ser cancelados imediatamente.
Como a QR está em um ambiente de O&D, todas as alterações que levem a novos O&Ds devem ser seguidas. Isso inclui, mas não se limita a, cancelamentos de antigos O&Ds e seguidos de:
· Remarcação ou redirecionamento do O&D inteiro
· Remarcação ou redirecionamento de um voo específico do O&D
· Cancelamento
· Upgrade do O&D inteiro para uma cabine mais alta (upgrade de resgate e receita)
· Upgrade de um voo específico do O&D para uma cabine mais alta (upgrade de resgate e receita)
· reserva de setores adicionais para O&D resultando em novo O&D
· Alterações que levem a stopovers
· Alterações que levem a viagens paralelas e para as quais os bilhetes são emitidos separadamente
· Combinações dos cenários acima
Reservas de setores adicionais ou viagens paralelas que finalmente não afetem o O&D existente não requerem o cancelamento do O&D antigo. Qualquer nova viagem paralela para a qual o bilhete seja emitido separadamente, e independente de qualquer ou nenhum efeito nos O&Ds existentes, deve ser reservada e o bilhete deve ser emitido em PNR separado com observação de referência cruzada contendo RLOC de referência.
O sistema de reserva e inventário da Qatar Airways pode oferecer, quando disponível, confirmação imediata das classes de reservas e voos necessárias. Essa confirmação seria baseada na disponibilidade calculada pela lógica de Origens e Destinos (O&D).
Entretanto, a disponibilidade de classe de reserva para uma conexão de O&D específica também é baseada na decisão de Ponto de Início (POC) ou a Origem e Destino será considerada uma viagem contínua do pondo de Origem ao ponto de Destino. Simplesmente onde o passageiro começa e termina sua viagem. O&D pode ser diferenciado em três cenários específicos:
· O&Ds locais que envolvem um único trecho sem parada (DOH QR DEL).
· O&D online como uma parte da viagem que atravessa a rede da QR (IAD QR X/DOH QR BKK). Inclui certos itinerários compartilhados (codeshare), onde o voo da QR é operado pela companhia aérea parceira de codeshare.
· A viagem O&D independe das companhias aéreas envolvidas e inclui segmentos interline (ATL DL X/MAD QR X/DOH QR DXB).
Quando os segmentos da QR são vendidos em conjunto dessa forma ou em regime ponto a ponto (se houver assentos disponíveis em nível de O&D), eles são conhecidos como segmentos casados. Se os segmentos estiverem casados no PNR, pode não ser possível cancelar, precificar ou emitir bilhete para um segmento individualmente e ele será tratado como uma unidade pelo GDS/CRS.
O Controle de Segmentos Casados impede o uso de conexões entre voos para vender voos locais que não estariam disponíveis se solicitados fora de tal conexão. O Revenue Management System (RMS) da QR é capaz de identificar práticas de desvio e rejeita qualquer solicitação de cancelamento caso a porção restante da O&D não estiver disponível. Da mesma forma, qualquer desvio da venda ponto a ponto pode ser detectado pelo RMS e rejeita qualquer solicitação de venda de partida/chegada no caso de não disponibilidade de assentos em nível de O&D.
O que é ATC?
ATC significa Amadeus Ticket Changer. O ATC permite que você recalcule e prepare automaticamente documentos para a emissão de reemissões voluntárias e processe reembolsos de bilhetes eletrônicos com base no padrão da indústria da IATA.
O que o ATC pode processar?
· Todos os bilhetes eletrônicos
· Bilhetes de múltiplas operadoras, parceiros interline
· Emitidos por qualquer Ponto de vendas
· Bilhetes parcialmente utilizados ou não utilizados
Quais tipos de tarifas
· Tarifas públicas
· A maioria das tarifas privadas
· Tarifas Amadeus Nego
Quais tipos de mudanças
· Itinerário
· Mudança de Data, Voo e Classe de reserva
· Incluindo PNRs de múltiplos passageiros
As regras para reemissão do ATC
Todos os bilhetes são elegíveis para um número ilimitado de reemissões a qualquer momento, exceto quando um bilhete já foi reemitido depois da partida em outro Sistema de Distribuição Global (GDS).
Uma vez que você tenha feito as alterações necessárias no itinerário do passageiro e inserido as informações de precificação, o sistema processará a melhor solução de precificação, de acordo com as condições de reemissão para uma reemissão.
Uma reemissão gera um novo bilhete incluindo penalidades, como taxa de mudança de reserva e/ou taxa de no-show (se existente). As penalidades são cobradas segundo o código de taxa ‘XP’. Um valor residual EMD TSM-P é criado se houver algum valor devido para o passageiro.
O perfil do escritório precisa estar atualizado para usar o ATC.
O número do bilhete do documento a ser reemitido ou trocado precisa estar presente no PNR (elemento FH/FA). Se não estiver presente, ele precisa ser inserido manualmente no PNR ou na entrada de precificação do ATC.
O registro do bilhete eletrônico do documento original deve ser acessível para que o Amadeus recupere os dados que são exigidos pelo ATC para fazer a Reemissão voluntária. Se o Amadeus não for autorizado a recuperar o registro do bilhete eletrônico, o sistema exibirá a mensagem de erro a seguir:
O ATC pode ser usado em mudanças voluntárias?
Sim, o ATC pode ser usado em mudanças voluntárias para todas as tarifas de mercado da QR arquivadas no GDS.
O ATC pode ser usado em mudanças involuntárias?
O ATC somente facilita na cópia dos detalhes da tarifa relacionados à transação involuntária, entretanto, a reemissão subsequente precisa ser feita manualmente e tem que ser validada pelos agentes emissores do bilhete. Para mudanças involuntárias as regras gerais para reemissão e revalidação são conforme mencionadas abaixo.
A rota foi alterada - reemitir
O número do voo foi alterado - revalidação
O RBD foi alterado - revalidação
a data da viagem foi alterada - revalidação
O ATC pode ser usado em tarifas não publicadas (tarifas de papel)?
Não, todas as transações relacionadas a tarifas não publicadas devem ser executadas manualmente, cumprindo a política de penalidades implantada na rede e em vigor a partir de 15 de junho de 2013.
A política de penalidades se aplica a mudanças voluntárias e involuntárias?
Não, a política de penalidades implantada e em vigor desde 15 de junho de 2013 se aplica somente a mudanças voluntárias.
A revalidação é permitida em mudanças?
De acordo com a política de penalidades implantada e em vigor desde 15 de junho de 2013, a revalidação é permitida para todas as mudanças voluntárias.
Para mudanças involuntárias, os bilhetes precisam ser reemitidos.
Quando o ATC pode ser efetivamente usado nos respectivos POSs?
O ATC somente deve ser usado por POSs em bilhetes emitidos na ou depois da data de implantação em seus POSs, (viagens originadas em seu POS). As datas de implantação para o ATC por região são as seguintes:
Qatar: 27 de maio de 2013
GCCLI: 15 de junho de 2013
ISC & EASWP: 15 de junho de 2013
Europa: 5 de agosto de 2013
África: 15 de agosto de 2013
Américas: 31 de agosto de 2013
Quando o ATC pode ser efetivamente usado para originar viagens for do POS envolvido?
Efetivamente quando o ATC for implantado em toda a rede da QR.
Agentes de Viagem podem usar o ATC?
A partir de 27 de janeiro de 2015, a funcionalidade de mudança de bilhetes do Amadeus estará disponível para agentes de viagem que usam o Amadeus GDS para quaisquer bilhetes eletrônicos da Qatar Airways.
O que não é coberto/está fora do escopo do ATC e documentos de penalidades implantados?
Todas as mudanças involuntárias.
Tarifas não registradas em GDSs.
Tarifas da IATA tarifas de outras companhias aéreas não arquivadas pela QR.
A politica de confirmação foi abolida desde 22 de abril de 2014.
Não havendo necessidade de reconfirmar os vôos
O reembolso é o pagamento de volta ao comprador do valor total ou parcial de uma tarifa, taxa ou cobrança por transporte ou serviço não-utilizado.
Se um bilhete for não reembolsável, nenhuma parte da tarifa e sobretaxas (YQ/YR será reembolsada. Entretanto, em mercados onde de acordo com a regulamentação do governo local YQ e YR tem que ser reembolsados, os documentos de suporte precisam ser enviados para aprovação e as condições de tarifa devem refletir isso.
· Se um bilhete for emitido com tarifas não reembolsáveis, as taxas baseadas em voos dos cupons não utilizados são reembolsáveis.
· Se uma tarifa não reembolsável for reemitida para uma tarifa reembolsável, YQ/YR serão processados conforme a nova condição de tarifa e somente a tarifa base do bilhete original não reembolsável permanecerá não reembolsável.
Entretanto, há instâncias em que uma solicitação de reembolso de bilhete para documentos restritos é atendida devido a algumas circunstâncias inevitáveis, conforme abaixo:
1. Passageiros de posse de bilhetes confirmados da QR podem não conseguir viajar em voos devido aos seguintes motivos:
· O voo da QR está atrasado e o passageiro consegue sozinho um voo alternativo em vez da opção oferecida pela QR, não operamos um voo planejado conforme nossa grade de horário e mudanças de aeronave.
· O passageiro ou um de seus parentes próximos fica doente antes da partida do voo – é necessário apresentar um atestado médico.
· Não operamos um voo devido a eventos extraordinários ou circunstâncias classificadas como Força Maior ou Ato de Deus. Essas condições incluem, mas não se limitam a enchentes, condições climáticas extremas, terremoto, tsunami, furacão, erupção vulcânica, guerra, distúrbios políticos, greves, motim etc. Uma Política Comercial da QR será emitida para cobrir as circunstâncias/eventos extraordinários e servir como base para autorização de reembolsos.
· Alguns clientes podem não obter visto para entrar em Doha. As autoridades de imigração do Catar podem negar visto a clientes da Qatar Airways.
2. Reembolsos de bilhete também podem ser necessários devido a erros relacionados ao sistema/impressão.
3. Não é permitido que passageiros declarados “na lista negra” viagem em voos da QR. Nesses casos o bilhete é suspenso, o bilhete e outros custos são reembolsados a tais passageiros.
Em situações em que seu passageiro perder um voo como resultado de falha da QR, não serão aplicadas taxas de no-show mediante verificação de tais situações.
Para facilitar o processamento de reembolsos, consulte a tabela abaixo que define o tipo de bilhetes e a natureza reembolsável ou não reembolsável de impostos, sobretaxas e taxas correspondentes.
Tipo de Bilhete | Taxas |
Taxa de combustivel |
Taxa de serviço |
Outras taxas |
Bilhete Reembolsavel |
Reembolsável* |
Reembolsável* |
Não reembolsável |
Reembolsável* |
Bilhetes não reembolsáveis |
Reembolsável* |
Não reembolsável |
Não reembolsável |
Não reembolsável |
*Pode ser aplicável taxa de reembolso
A validade do reembolso de bilhetes é de 12 meses a partir da data de emissão para bilhete totalmente não utilizado e de 12 meses da data da primeira decolagem para um bilhete parcialmente utilizado.
Observação:
O reembolso de bilhetes depois de 12 meses só é permitido nas seguintes situações:
1) Requisitos de leis/regulamentações locais: Quando os requisitos de regulamentações locais têm precedência sobre a Política de Reembolso de Bilhetes da Qatar Airways, o financeiro do escritório local está autorizado a processar o reembolso em tais cenários, sem qualquer aprovação subsequente.
2) Reembolso em caso de morte: Os herdeiros legais do falecido receberão o reembolso depois que a documentação válida (Certidão de óbito ou cópia etc.) for verificada.
Coordenar as solicitações de reembolso com seu escritório local da Qatar Airways.
Reembolsos em outros países
Com a implantação de bilhetes eletrônicos (E-tickets) e outros instrumentos como os Electronic Miscellaneous Documents (EMDs), o ambiente eletrônico agora oferece muito mais flexibilidade com relação ao processamento de reembolsos em outros países que não o pondo de venda (POS).
Alguns países têm regulamentação em vigor que proíbe que vendas feitas naqueles países sejam reembolsadas em outros países. Onde existir esse tipo de regulamentação, a Qatar Airways continuará a garantir a conformidade.
Restrições a reembolsos fora do país de venda encontram-se implantadas nos seguintes países:
· Argélia
· Índia
· Grécia
· França/Benelux
· Brasil
· Marrocos
· Nigéria
· Tunísia
· Irã
· Malawi
· Eritréia
· Sudão
Para bilhetes emitidos a partir de 15 de junho de 2013 não são mais permitidas revalidações. É obrigatória a reemissão do bilhete para qualquer cenário, independentemente de qualquer ADC ou nenhum ADC.
Exceção – Para bilhetes PNR de grupos emitidos por agências de viagem com segmento passivo usando outro GDS que não o Amadeus, é permitida a revalidação para associar um bilhete associar um número de bilhete a um PNR de grupo. Qualquer cobrança de ADC, o bilhete precisa ser reemitido cumprindo a política do grupo.
Alteração Programada é uma mudança ou cancelamento planejado de um voo que ocorre mais do que 24 horas antes da partida.
As circunstâncias podem exigir que a Qatar Airways faça alterações de programação depois da publicação de nossa programação. Quando um voo da QR é reprogramado, a Qatar Airways notificará todas as centrais de reservas de que fez alteração nas reservas no voo e dos detalhes de tal alteração. Entretanto, condições podem ser aplicadas para um voo afetado no dia da partida.
Alteração Programada pode ser uma alteração nos horários de partida ou de chegada, no número do voo, classe do serviço envolvendo uma alteração em um designador de reserva, frequência de operação ou aeroporto atendido. Conforme a natureza da alteração programada, uma ação apropriada deve ser tomada pela central de reservas.
Qualquer bilhete que precisar ser reemitido devido a uma Alteração Programada deve ser endossado com “INVOL DUE SKCHG”.
A política de Alteração Programada é aplicável para clientes que tenham reservas confirmadas e que compraram um bilhete antes da alteração programada ser feita. Se o cliente tem uma reserva, mas ainda não comprou um bilhete, remarque a reserva do cliente em outro voo na tarifa aplicável.
Regras gerais aplicáveis a Alteração Programada
Se, de acordo com a política de Alteração Programada, uma operadora que é outra companhia aérea precisa ser selecionada como uma alternativa, é necessário ter um acordo de emissão de bilhete eletrônico interline válido com tal operadora e com uma operadora de transporte.
A política também se aplica a empresas Operadoras de Turismo e Grupos onde foi cobrado um depósito e foi assinado um contrato entre a QR e o cliente/agente.
A política também se aplica a reservas de Operadoras de Turismo onde espaço já havia sido vendido na ocasião em que foi feita a alteração programada.
A Operadora de Turismo tem 7 dias durante os quais deve adicionar os nomes para os quais tais reservas foram vendidas. Não devem ser feitas vendas adicionais depois da notificação de alteração programada. Reservas confirmadas do Privilege Club, AD e Ganhadores de Prêmios também são cobertas por esses procedimentos.
Responsabilidades da Operadora de validação
A política de Alteração Programada da Qatar Airways se aplica somente a quaisquer voos da QR e de outras companhias aéreas emitidos em estoque ou placa validadora 157 (QR). Se o passageiro tiver dois bilhetes eletrônicos 157 emitidos “em conexão” (por exemplo, itinerário principal e afluente) e ocorrer alteração programada em um de tais bilhetes eletrônicos 157, este procedimento também será aplicado. A política de alteração programada da Qatar Airways não se aplica a qualquer itinerário da QR ou de outras companhias aéreas emitidos em estoque ou placa validadora de outras companhias aéreas e independentemente de a alteração programada ocorrer em voo da QR ou não. Passageiros que tenham bilhetes eletrônicos emitidos em estoque ou placa validadora de outras companhias aéreas devem entrar em contato com seu Agente de Viagem ou respectiva operadora de validação.
Direito de STPC devido a Alteração Programada em voos operados pela QR
STPC será fornecido ao custo da QR se o passageiro tiver tempo de conexão entre 08 e 24 horas e não houver outra conexão mais rápida disponível entre a QR para voos da QR em Doha.
Procedimentos para Alteração Programada em bilhetes eletrônicos 157
Na maioria das Alterações Programadas da Qatar Airways, a Qatar Airways oferecerá uma conexão alternativa para o passageiro. Entretanto, se essa conexão não for adequada para o passageiro, sempre existem várias alternativas disponíveis. Essas opções somente devem ser oferecidas aos passageiros caso o passageiro não concorde com a alternativa inicial oferecida pela Qatar Airways.
Reserva de Assento Avançada (Advance Seat Reservation - ASR) é aplicável a todos os setores de voos da Qatar Airways. Entretanto, ASR não é uma garantia uma vez que o tipo de aeronave pode mudar.
A política não fumante se aplica a bordo de todos os voos da QR.
Os passageiros devem se apresentar ao balcão de check-in do aeroporto bem dentro do fechamento do voo (90 minutos antes), e depois desse horário esses assentos reservados serão liberados e dados a outros passageiros.
Para casos médicos ou passageiros viajando com moisés, serão alocados assentos especiais.
Assentos localizados na fila da saída de emergência não podem ser atribuídos previamente, uma vez que tais assentos estão sujeitos ao Controle do aeroporto e são oferecidos a adultos saudáveis (acima de 18 anos) que parecem ser capazes de conduzir ou ajudar na operação de evacuação.
As seguintes categorias de passageiros não serão alocadas nos assentos da fila da saída de emergência:
· Crianças e bebês (acompanhados ou não)
· Passageiros incapacitados
· Gestantes
· Passageiros idosos e frágeis
· Deportados ou presos sob custódia
· Passageiros com falcões
· Passageiros obesos
Diretrizes de atribuição de assentos:
Código de Solicitação de Serviços Especiais
Use o código SEAT ao solicitar, cancelar ou alterar a seleção de assento e notificar um Membro de que foi emitido um cartão de embarque.
. |
Disponivel |
<> |
ASA |
I |
BEBE |
K |
GALLEY |
E |
SAIDA DE EMERGENCIA |
C |
BERÇO |
+ |
OCUPADO |
- |
ULTIMO |
H |
DEFICIENTE |
Q |
SILENCIOSO |
G |
GRUPOS |
U |
UMNR |
/ |
RESTRITO |
B |
PRIMEIRA FILEIRA |
V |
ASSENTO PREFERENCIAL |
X |
BLOQUEADO |
L |
COM MAIS ESPAÇO |
R |
TRASEIRA |
Assento Preferencial
O Assento Preferencial é o último benefício a oferecer aos membros de maior status no Privilege Club da Qatar Airways e outros programas de passageiros frequentes da oneworld. Esse novo benefício permite que membros elegíveis selecionem um assento na frente da cabine da classe Econômica até 72 horas antes da partida do voo. Isso pode ser feito enquanto se faz a reserva através do site qatarairways.com, de qualquer agente de viagem ou, alternativamente, através da seção “Gerenciar Minha Reserva” em Qatar air ways.com. O novo benefício permite que os passageiros escolham um assento entre as três primeiras filas na cabine Econômica de todos os tipos de aeronaves, o que ajuda a acelerar o processo de desembarque.
A Qatar Airways se junta a outras operadoras oneworld que oferecem este privilégio. Ao mesmo tempo, esse benefício também está disponível para os clientes que pagam o preço mais alto com reserva na classe Econômica e os passageiros que os acompanham dentro do mesmo PNR.
Números de Assentos Específicos
Quando assentos específicos são incluídos na entrada, o número do assento deve ser inserido de forma contínua sem separadores. Todos os números devem incluir três caracteres em combinação alfanumérica.
Por exemplo: ST/33A
Alterações de equipamento/aeronave
As circunstâncias podem exigir que a Qatar Airways faça alterações de programação depois da publicação de nossas programações. “Alteração Programada” significa qualquer alteração na operação de um voo, algumas das quais podem exigir a notificação aos passageiros. A central de reservas que receber uma notificação de alteração programada será responsável por agir e notificar os passageiros sobre as alterações envolvidas.
Bebês que requerem berço de bebê
Atribuição de assentos de berço (Allocation of Bassinet Seats - BSCT):
Reservas de assentos com berço podem ser feitas com antecedência, desde que um bebê esteja viajando com o adulto.
Atribuição de assentos para passageiros incapacitados
Como regra geral, a Qatar Airways deve garantir que passageiros com mobilidade reduzidas não sejam atribuídos, ou ocupem, assentos onde sua presença possa:
· Impedir a evacuação de emergência de uma aeronave
· Impedir que a tripulação desempenhe suas funções
· Obstruir o acesso ao equipamento de emergência
· Acompanhantes (atendentes) devem receber assentos imediatamente adjacentes ao passageiro que estão acompanhando
· Essa atribuição de assentos também pode estar sujeita a exigências médicas
· Passageiros cegos ou surdos viajando com cães-guia devem ser acomodados em assentos que permitam espaço para o cão, próximo a uma saída ao nível do chão, mas que não impeçam o acesso à saída
· Quando possível, acomodá-los próximo aos sanitários ou saídas equipadas com rampas
· Se muletas, bengalas e apoios de caminhada semelhantes forem armazenados em um local especial na cabine, os usuários de tais apoios devem ser acomodados em assentos próximos, de forma a permitir acesso rápido quando tais apoios forem necessários
· Passageiros com pernas rígidas, pernas fraturadas em gesso, paraplégicos etc. devem ser acomodados em assentos que permitam o máximo de espaço para seu conforto, ou espaço para dispositivos de apoio para a perna com o mínimo possível de perturbação para os passageiros nos assentos adjacentes. Membros em imobilização com gesso não devem obstruir o corredor ou as saídas de emergência.
· Pessoas com deficiência que afete somente um lado do corpo (hemiplégicos, membro artificial, braço ou perna engessada, tala ou cinta etc.) devem ser sentados em um assento no corredor, com o lado não afetado do corpo voltado para o corredor para facilitar a mobilidade em casos de emergência.
Acomodação de grupos
Sempre que possível, grupos de passageiros com mobilidade reduzida devem ser sentados em subgrupos de forma a permitir um rápido fluxo de passageiros durante uma evacuação. Acompanhantes devem ser sentados com os passageiros que acompanham.
Atribuição de assentos para passageiros com falcões
Passageiros com falcões devem ser sentados na traseira da cabine, não próximo a famílias com crianças e bebês ou em filas diretamente próximas às saídas de emergência
Atribuição de assentos a Passageiros jovens/Menores desacompanhados
Passageiros jovens/Menores desacompanhados são sentados em áreas específicas da aeronave (assentos no corredor) para permitir que a tripulação fique de olho neles.
FAMÍLIAS VIAJANDO COM CRIANÇAS NO MESMO VOO, MAS EM UMA CABINE DIFERENTE
Há instâncias em que um pai ou guardião pode precisar viajar em um compartimento diferente no mesmo voo em que a criança. Nessas situações, a criança deve ser tratada como se estivesse desacompanhada de um adulto. Ao fornecer detalhes em relação ao transporte de tais tipos de clientes, nós gostaríamos de reiterar que esta política não é comercializada e só deve ser oferecida quando um pai/guardião expressar o desejo de viajar em uma cabine diferente de sua criança/crianças.
Diretrizes
Caso a criança viaje em uma cabine diferente da do adulto no mesmo voo.
· A criança deve ter entre 5 e 11 anos ou mais de idade.
· Uma criança de menos de 5 anos de idade viajando em uma cabine diferente não poderá viajar sentada sozinha a menos que esteja acompanhada de um adulto de 16 anos de idade ou mais na mesma cabine que a da criança.
· Crie um PNR para ambos os clientes na classe de viagem desejada.
· TCP (referência cruzada) os dois PNRS (informações adicionais devem indicar a classe de viagem para o adulto/criança). Veja exemplo abaixo:
Por exemplo, OS QR TCP2 R/L ABCXYZ DOH/XXX TRAVELLING IN J CLASS
· Peça uma refeição adequada para a criança (CHML)
· A atribuição de assentos recomendada no momento da reserva é a seguinte: a criança que viaja na Econômica deve estar sentada mais perto da Cabine Premium (preferencialmente na segunda fila da Cabine Econômica).
· A criança não deve estar sentada em um assento na janela quando um passageiro adulto estiver sentado no assento do meio ou corredor.
· A QR deve fazer o possível para ajudar com a atribuição de assentos desejável durante a edição pré-voo, check-in e embarque se o recomendado acima não foi possível.
· Será aplicada tarifa de criança,
· No momento da reserva/check-in, o pai ou guardião deve ser gentilmente lembrado que o movimento a bordo da aeronave é permitido somente da Cabine Premium para a Cabine da Classe Econômica, mas não no sentido inverso.
· Como a criança estará acompanhada pelo pai ou guardião durante todas as etapas, ou seja, Check-in, Segurança, Imigração e Alfândega, Embarque, Trânsito (quando aplicável), Chegadas, Coleta de bagagem, não será necessária intervenção de qualquer pessoal de terra da QR.
· Para informações sobre o acesso ao lounge caso a criança esteja na classe Econômica, consulte o Manual de Serviços de Terra - Lounges Premium.
A Hora-limite para emissão de bilhetes (Ticketing Time Limit - TTL) é uma das técnicas usadas dentro do processo de Consolidação da Integridade da Receita de Voos para encorajar a emissão de bilhetes contra um PNR, ou para cancelar uma reserva para a qual o bilhete não foi emitido depois que um período adequado passou, para tornar os assentos novamente disponíveis para venda. o período adequado é determinado pelas regras da empresa com base na avaliação de diversos fatores tais como condições do mercado, nível desejado de liberação de inventário e valor de negócios esperado pelos clientes com base em RBD reservado.
O TTL garante a emissão de bilhetes e o uso do inventário da Qatar Airways (QT) de forma eficiente. Reservas que não têm detalhes legítimos de emissão de bilhete inseridas no PNR até a data limite especificada normalmente resultam em nenhum passageiro viajando, deixando um assento não ocupado que de outra forma geraria receita para a companhia aérea.
Processo de hora-limite para emissão de bilhetes
A QR definiu um conjunto de TTLs aplicáveis para uma combinação de classes e intervalos de datas antes da partida. A QR usa a robótica da Integridade de Receita do Amadeus (Amadeus Revenue Integrity - ARI) para atribuir TTLs a PNRs.
Aplicação da hora-limite para emissão de bilhetes
A mensagem de TTL será inserida exigindo a emissão do bilhete até um determinado prazo. A reserva é cancelada automaticamente se o bilhete não for emitido até a TTL expirar. Uma mensagem de TTL não será inserida em casos em que é necessária a emissão instantânea do bilhete de acordo com as regras de negócios predefinidas e, portanto, a emissão imediata do bilhete é essencial, caso contrário há risco de cancelamento sem qualquer TTL.
Ao inserir a TTL, será considerado o fim de semana de folga observado pelos respectivos mercados. Entretanto, reservas criadas no prazo de 5 dias da partida não estarão sujeitas à regra acima. Isso é para impedir que a TTL caia muito próxima à partida e para garantir que os voos sejam liberados em tempo.
Caso o prazo limite para a emissão de bilhete seja definido nas regras de tarifa, a regra terá precedência se mais restritiva.
Processo de cancelamento de hora-limite para emissão de bilhetes
As reservas serão canceladas quando do vencimento da TTL se os PNRs não estiverem em conformidade.
Como regra geral para listas de espera, as centrais de reservas são fortemente encorajadas a fazer upsell para as classes disponíveis, ou escolher datas alternativas onde a disponibilidade for mais favorável. Reservas em listas de espera são administradas e liberadas de forma automática com base na previsão de demanda e disponibilidade, portanto não há garantia de confirmação de assento.
Colocar em lista de espera em um RBD mais baixo no mesmo voo e mesma cabine de serviço como um segmento confirmado é considerado um abuso do sistema. A QR ativou uma funcionalidade de filtragem dentro do sistema de reservas Altea que proíbe a confirmação de tais listas de espera. A QR também implantou o processo de ARI automático, que cancela automaticamente os segmentos de RBD mais baixo na lista de espera.
Colocar em lista de espera é uma prática de negócios normal, mas o excesso de listas de espera é um uso errado do sistema. A QR reduziu o teto de lista de espera e eliminou as listas de espera nas classes de serviço com maior desconto. Essa modificação oferece um produto de lista de espera que permite a você colocar em lista de espera mais inventário que tenha potencial de liberação.
Atualmente, a QR monitora e cancela PNRs de agências que usam excessivamente as listas de espera. Além disso, e para reduzir substancialmente os custos de GDS, as listas de espera da classe econômica são canceladas automaticamente no ponto de 48 horas antes da partida.
Veja na tabela abaixo, uma lista de abreviações da companhia aérea usadas neste website
Abreviação |
Definição |
|
ACMs |
Memorandos de Crédito a Agentes |
|
DMS |
Memorandos de Débito de Agentes |
|
API |
Informações Avançadas de Passageiros |
|
ARC |
Airline Reporting Corporation |
|
ARI |
Integridade de Receita do Amadeus |
|
ATO |
Escritório de Emissão de Bilhete do Aeroporto |
|
ASR |
Reserva de Assento Avançada |
|
AVIH |
Animal no porão da aeronave |
|
BSP |
Billing and Settlement Plan |
|
CBBG |
Bagagem de cabine |
|
CKIN |
Check-in |
|
CRD |
Dispositivo de retenção infantil |
|
CRS |
Sistemas de reserva por computador |
|
CTO |
Escritório de Emissão de Bilhete da Cidade |
|
GDS |
Sistema de Distribuição Global |
|
EMD |
Documento Eletrônico Diverso |
|
EMD-A |
Documento Eletrônico Diverso Associado |
|
EMD-S |
Documento Eletrônico Diverso Independente |
|
ET ou E-TKT |
Bilhete eletrônico |
|
EXST |
Assento extra para conforto pessoal ou motivo médico |
|
FCR |
Realinhamento de classe de tarifa |
|
FOC |
Gratuito |
|
GDS |
Sistema de Distribuição Global |
|
IATA |
International Airport Transport Association |
|
LCC |
Operadoras de baixo custo |
|
IFE |
Entretenimento de bordo |
|
MCT |
Tempo Mínimo para Conexão |
|
MEDA |
Caso médico |
|
MEDIF |
Formulário de informações médicas |
|
MSC |
Operadora mais importante |
|
O&D |
Origem e Destino |
|
OLCI |
Check-in online |
|
OSI |
Informações sobre outros serviços |
|
PCU |
Unidade de controle de passageiro |
|
PETC |
Animal de estimação na cabine |
|
PNR |
Registro de Nome de Passageiro |
|
QR |
Qatar Airways |
|
QRH |
Qatar Airways Holidays |
|
RBD |
Designador de reserva |
|
RLOC |
Localizador de reserva |
|
RMS |
Revenue Management System |
|
SSR |
Solicitação de serviços especiais |
|
STPC |
Stopover para fins de conexão |
|
TTL |
Hora-limite para emissão de bilhetes |
|
VMPD |
Documentos virtuais multipropósitos diversos |
|
XP |
Código de taxa usado pela QR para cobrança de taxa de serviços/taxa de no-show/taxa de mudança de data |
Condições de transporte
Estes Termos e condições regem o uso deste website, site móvel e aplicativos móveis. Outras condições são aplicáveis a condições de transporte. Consulte os arquivos de Condições Gerais de Transporte abaixo para obter informações relacionadas ao transporte de passageiros, incluindo limitações de bagagem e outras restrições.
General Conditions of Carriage
General Conditions of Carriage applicable to customers departing from Canada