Uma mensagem “OK to Board” é normalmente necessária nas seguintes situações:
1. Os países do GCC normalmente emitem Permissão de Residência / Visto de Trabalho para o trabalhador expatriado. Um dos requisitos da Autorização de Residência (RP) é que, se uma pessoa sair do país de onde detém a RP, a reentrada deve ser assegurada no prazo de 6 meses. Uma estadia excessiva é uma violação das regras e exige que o departamento de imigração autorize a reentrada. Uma vez aprovado pela imigração, uma mensagem “OK to Board” pode ser inserida no PNR para garantir que o passageiro seja aceito na outstation. A solicitação de inserção desta mensagem é normalmente feita pelo responsável do passageiro
2. Uma mensagem “Ok to Board” também é inserida no PNR para um Seaman. A mensagem é normalmente tratada pelo agente marítimo, ou pela própria companhia marítima com a Qatar Airways de que o visto necessário é pré-agendado e será disponibilizado na chegada do passageiro. Os marítimos são aceitos a bordo de um voo QR desde que o passageiro apresente no momento do check-in os seguintes documentos:
- Um passaporte válido
- Seaman's company’s book
- Uma carta de garantia
- Um dos documentos abaixo:
- Visto
- Confirmação do visto pré-arranjado
- Mensagem de Ok to board no PNR
Nota: A. Se as informações no TIMATIC especificam que o visto para marinheiro pode ser obtido na chegada, então nenhuma mensagem OKTB é necessária, no entanto, o passageiro deve estar em posse de todos os outros documentos exigidos no TIMATIC, assim como um passaporte válido, Seaman's company’s book e carta de fiança.
B. Durante a situação de pandemia do COVID-19, o marinheiro deve estar de posse de todos os outros requisitos e documentos de viagem conforme exigido pelos regulamentos de viagem.
3. Uma mensagem “Ok to Board” também é adicionada para uma pessoa que tenha um visto de negócios emitido, viajando para uma visita curta para conduzir discussões, negociações e/ou apresentações, mas não para trabalhar pela empresa patrocinadora.
Nota: A mensagem é inserida a pedido do responsável em um escritório da QR no destino do passageiro.
Para os clientes que viajem a Turismo ou para acompanhar um familiar (Visit Visa) poderão necessitar autorizações prévias mediante autorização por escrito das autoridades de imigração do país de chegada. Por sua vez, as liberações devem ser atualizadas no PNR do cliente. Isso deve ser feito na forma de uma mensagem SR CKIN. Os funcionários de Res & Tktg devem garantir que isso seja verificado no TIMATIC, no site oficial do governo do país de chegada ou, finalmente, no ASM do aeroporto de chegada.